Exposição: A Herança do Sagrado

01 outubro 2013 |

Há umas duas semanas, Igor e eu aproveitamos a terça-feira sem aula para visitar outro museu do Rio ui, como somos cultos. A Herança do Sagrado: obras-primas do Vaticano e de museus italianos fez parte da programação da Jornada Mundial da Juventude 2013 e, como o nome já diz, conta com diversas obras de arte vindas diretamente dos museus da Itália (o próprio Vaticano envia as peças para o evento nos países-sede da JMJ).

A mostra tem mais de 100 obras - entre quadros, estátuas e outros - e é dividida em quatro partes: Jesus Cristo, Os Apóstolos, Virgem Maria e Os Santos. Passamos bastante tempo na sala 1, é a maior ala da exposição e pra mim a que tem os quadros mais bonitos (tem uma tapeçaria incrível com uns 4 metros de altura!). Já na parte da Virgem Maria não ficamos muito tempo, vimos tantas Madonnas durante nossas aulas de História da Arte que ficamos um pouco cansados das obras.


Também passamos rápido pelos Santos porque era a última sala e, nessa hora, já estávamos com muita fome (sou gorda mesmo, me julgue). Um lugar que ocupou bastante nosso tempo, apesar de não fazer parte da exposição, foi a galeria de estátuas. Era uma mais bonita do que a outra, me apaixonei pela Vitória de Samotrácia (olha a minha foto com ela aqui embaixo). Juro que, entre estátuas e quadros, Michelângelo e Da Vinci, eu tava me sentindo num livro do Dan Brown.


É proibido fotografar dentro da exposição, então as únicas fotos que tiramos foi na galeria de estátuas, as outras eu encontrei por aí no tio Google. Pra quem deseja conhecer, a exposição acontece até 13 de outubro de 2013 no Museu Nacional de Belas Artes - RJ. Independente da sua religião, vale a pena visitar.
desenvolvido por letícia santos © 2010 - 2015 | voltar ao topo