Feliz dia da toalha!

25 maio 2012 |

NÃO ENTRE EM PÂNICO! É claro que eu postaria sobre o dia mais esperado pelos nerds (ou segundo dia, já que a galera foi a loucura com Diablo III). Então, terráqueos, FELIZ DIA DA TOALHA! 

Não sabe o que é isso? Em que planeta você vive?! É perto de Betelgeuse? O Dia da Toalha é celebrado no dia 25 de maio como uma homenagem dos fãs ao autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams.

A trilogia de cinco livros (agora, seis livros) conta a história de Arthur Dent e seus amigos em aventuras pela galáxia e pelo tempo. E um detalhe super importante da história é a utilidade da toalha para os viajantes da galáxia. Segue abaixo a citação:

“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico deKakrafoon; Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas do rio Moth; Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; E naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa."
Quando Douglas Adams faleceu, os fãs queriam encontrar uma forma de homenageá-lo e, como sua mais conhecida obra é O Guia do Mochileiro das Galáxias, e como no livro o autor dedicou um página inteira à toalha e sua importância para os mochileiros das galáxias, decidiu-se então pelo uso da toalha como tema da homenagem.

O dia 25 de maio de 2001 foi o dia em que foi feita a primeira homenagem. Depois discutiu-se sobre a possibilidade de alterar o dia para 42 dias após a data de falecimento, devido a outro detalhe da saga, que afirma que a resposta para A Questão Fundamental da Vida, o Universo e Tudo Mais seria 42. De todo modo, acabou continuando a data da primeira comemoração, 25 de maio. A data é lembrada pelos fãs que carregam uma toalha durante o dia inteiro com eles. Alguns usam como uma capa, outros como um turbante, enfim cada um usa a toalha como deseja, desde que esteja consigo a toalha.

Então, não se esqueça:


Imagens: Google | Informações: Wikipédia
desenvolvido por letícia santos © 2010 - 2015 | voltar ao topo