Um Amor Para Recordar, de Nicholas Sparks

30 maio 2011 |

Livro: Um Amor Para Recordar | Editora: Novo Conceito | Páginas: 184

Landon, filho de uma família tradicional, tentava aproveitar ao máximo a liberdade que a pequena cidade de Beaufort, na Carolina do Norte, proporcionava-lhe, antes de entrar na universidade. Jamie, filha do pastor da cidade, estava longe de ser uma típica adolescente. Sempre carregava uma Bíblia consigo e era o tipo de garota que tirava as ervas daninha do gramado de alguém sem que lhe pedissem, ou parava o trânsito para ajudar crianças pequenas a atravessar a rua. Eram distantes as afinidades que poderiam aproximá-los, mas, após o baile de formatura, o amor aconteceu e as diferenças de Jamie e Landon acabaram por uni-los na descoberta da alegria, da dor da perda e, sobretudo, da força transformadora do verdadeiro amor. E não é por acaso que ambos viveram a história mais comovente de todos os tempos...

Landon Carter tem 57 anos agora, e sempre revive em sua mente o que aconteceu no ano em que tinha 17. "Quando eu tinha 17 anos, a minha vida mudou para sempre.", ele diz. E então nos conta sua história. Ele fala sobre quando era criança, e como ele e os amigos gostavam de implicar com o pastor local chamando-o de fornicador; fala sobre sua adolescência, quando ia com os amigos para o cemitério à noite apenas para conversar e comer amendoins cozidos; e principalmente, fala sobre como se apaixonou por Jamie Sullivan, a filha do pastor.

Emocionante. Maravilhoso. Arrebatador. Foram as palavras que eu encontrei para descrever esse livro.
 " Meu nome é Landon Carter, e tenho 17 anos. Esta é a minha história – e prometo contar tudo. No início você vai sorrir, e depois vai chorar – não diga que não avisei. "

Como Landon diz, no início você sorri. Eu sorri diversas vezes, enquanto ele fala sobre a sua família, seus amigos, sobre ser considerado um bad boy naquela época apenas por comer amendoins no cemitério, quando ele convida Jamie para ir ao baile com ele quando todas as outras garotas já tinham um par e quando ele começa a se apaixonar por ela.
" E tudo que eu fiz foi imaginar como poderia ter me apaixonado por uma garota como Jamie Sullivan."
E então as coisas vão acontecendo, os segredos são revelados e, como Landon avisou, você chora. Eu chorei quando Landon se apaixona pela Jamie, quando se declara para ela, com tudo o que acontece depois disso, e eu chorei horrores no último capítulo.

Eu nunca tinha lido nada do Nicholas Sparks, por falta de oportunidade e porque eu achava que seria drama demais, e fico feliz que esse tenha sido meu primeiro livro dele. Ele escreve de uma forma leve, que flui e então você não consegue mais largar o livro.

A editora fez um ótimo trabalho na diagramação e não achei nenhum erro de revisão, mas falei antes e repito: não gostei da capa. Achei sem graça e, se eu não conhecesse a história pelo filme e o visse em uma livraria, provavelmente não compraria.

Como eu já falei, existe um filme, que foi lançado em 2002 e tem Mandy Moore e Shane West como Jamie e Landon. A trilha sonora também é da Mandy Moore e é muito linda. Se você ainda não conhece, esse é o trailer:   


Corra riscos. Tenha iniciativa. O amor é um ato de fé.

Amanhã começa a promoção do livro em parceria com a Novo Conceito. Se comentar aqui antes da promoção ser lançada tem entrada extra para o sorteio.
desenvolvido por letícia santos © 2010 - 2015 | voltar ao topo